Apesar de parecer uma novidade aqui no Brasil, o mercado de afiliados surgiu a mais de uma década, nos Estados Unidos, quando a gigante Amazon viu a oportunidade de aumentar as suas vendas no meio digital, criando o programa Amazon Associates, nos anos 90, e abriu afiliações para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis da sua loja.
Para quem precisa trabalhar, essa é uma ótima modalidade de vendas, pois não é necessário criar ou comprar algum tipo de produto, pois ele já está pronto e é preciso apenas saber vender.
Basicamente, o trabalho de um afiliado é saber divulgar e recomendar os melhores produtos para o cliente final.
Nesse modelo de negócio, todo mundo sai ganhando.
Para um leigo, pode parecer que todos os afiliados são iguais, mas na verdade cada um atua de uma forma diferente no mercado.
Fica comigo até o final desse artigo porque eu tenho uma surpresa pra você, eu tenho quase certeza de que você vai gostar muito!
Você só vai saber se ficar até o final 😉.
Os 3 Tipos de Afiliados no Marketing Digital
E esse modelo de negócio é dividido em três grandes grupos:
1 – Afiliado autoridade
É aquele que domina sobre um determinado tema e cria conteúdo gratuito e de qualidade, gerando uma certa autoridade naquele assunto.
É um tipo de influenciador que usa o conhecimento que tem para recomendar produtos e/ou serviços para a uma audiência específica.
Sua autoridade é orgânica, pois ele não precisa investir em nada de anúncios, apenas influenciar os seus seguidores, compartilhando o seu conhecimento gratuitamente em seus canais de comunicação, como: Blog, Youtube e redes sociais.
Ele precisa usar, no mínimo, duas estratégias para conseguir atrair um público qualificado e construir uma base sólida na internet.
Gerar leads e nutri-los constantemente é uma tarefa muito importante para o seu negócio, pois isso auxilia também na hora de fazer o seu remarketing.
Conhecer o seu nicho é o seu principal ativo.
Vantagens:
Entender sobre o seu nicho já é necessário para indicar produtos.
Não precisa investir muito ou nenhum dinheiro no início, seu tempo já vale muito.
Desvantagens:
Ter conhecimento (pelo menos o considerável) em redes sociais e em redes de pesquisa, como blog e Youtube e saber fazer SEO (search engine optimization).
E para construir uma autoridade verdadeira leva tempo.
2 – Afiliado árbitro ou investidor
E aquele afiliado que fica nos bastidores, ele não precisa aparecer (se ele quiser), pois a função dele é investir o dinheiro dele em anúncios e levar as pessoas para a página de vendas do produtor.
Quando mais dinheiro ele investe em anúncios, mais pessoas ele alcança e mais vendas ele consegue fazer.
Se por acaso esse tipo de afiliado parar de investir o seu dinheiro em tráfego, as vendas param automaticamente e ele não ganha mais as comissões.
Vantagem:
O seu retorno de investimento é rápido, e ele tem a possibilidade de trabalhar em diversos nichos, ao mesmo tempo, pois não precisa se preocupar em fazer a criação de conteúdo.
Desvantagem:
Precisa fazer um investimento inicial e ter conhecimento aprofundado em ferramentas como Google Ads e Facebook Ads, pois esse tipo de modalidade de afiliado não é coisa para amadores.
Ter um bom conhecimento em copywrinter é essencial no seu negócio também.
Saber calcular o seu ROI (Retorno Sobre o Investimento) é obrigatório.
3. Afiliado renda extra
E aquele afiliado que não tem dinheiro para investir, mas quer ganhar dinheiro na internet.
Ele não tem uma estratégia de marketing digital definida e divulga o seu link fazendo spam em lugares não permitidos, como por exemplo em comentários de blog, Youtube e Instagram e em directs.
Apesar de parecer uma técnica simples e inofensiva isso não irá contribuir para um resultado satisfatório de longo prazo (como é o caso do afiliado autoridade e do afiliado investidor), pois esse tipo de técnica vai consumir muito do seu tempo, sendo necessário ser muito persistente para fazer spam em vários comentários e em directs.
O afiliado desse grupo, costuma indicar produtos de vários nichos distintos, para os seus amigos e familiares, pois ele não tem nem um nicho definido, ele só quer uma renda extra.
Alguns até tentam seguir em um único nicho, mas como não tem uma estratégia definida costumam passar muito tempo tentando realizar uma venda.
E ele precisa ser muito criativo na hora de indicar os produtos.
Vantagem:
Investimento praticamente zero.
Desvantagem:
Muito esforço e pouco resultado.
Você sabia que é possível usar esses três grandes grupos, ao mesmo tempo, para vender muito como afiliado e viver do marketing de afiliados?
Lembra da surpresa que eu te falei no início?
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Resumo e Conclusão
Chegamos na reta final deste artigo…
Lá no início do post, eu te expliquei que esse mercado de afiliados surgiu bem antes do que muita gente imagina, e que essa pode ser a solução para os seus problemas financeiros, pra quem ta precisando de dinheiro ou tem vontade de trabalhar em casa.
Te expliquei também os 3 tipos de afiliado no mercado digital:
- Afiliado autoridade: o que cria conteúdo de graça e gera tráfego orgânico em várias mídias sociais.
- Afiliado árbitro ou investidor: o que não aparece e investe dinheiro em anúncios estuda técnicas de persuasão e sabe calcular o seu investimento.
- Afiliado renda extra: que não tem dinheiro pra investir, mas quer ganhar dinheiro e fazer uma renda extra na internet.
E quais são as vantagens e desvantagens de cada um.
Mas e aí? Que tipo de afiliado você é ou pretende ser? Me conta aqui embaixo, nos comentários, que eu vou ficar curiosa em saber…?
Ps. Não esqueça de assistir as aulas gratuitas, hein?!
Abraço, fica com Deus!
Até o próximo post!
Bye!
Samara Lima.
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Excelente conteúdo.
Muito obrigada, Marcus!